HISTÓRICO

       O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) iniciou um processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com o objetivo de possibilitar o acesso ao ensino profissionalizante e superior nas diversas regiões do Estado do Maranhão, tendo em vista que tais modalidades de ensino estavam concentradas apenas nos grandes centros como São Luís e Imperatriz. Nesse contexto, o IFMA – Campus Santa Inês – deu início a suas atividades em 2008, ofertando, inicialmente, 5 turmas de educação básica e técnica nas modalidades integrada ao ensino médio e subsequente. Em 2010, a Instituição passou a ofertar as primeiras turmas de ensino superior nos cursos: Bacharelado em Administração, Tecnologia em Construção de Edifícios e Licenciatura em Física.

           Desde o seu início de trabalhos, o IFMA – Campus Santa Inês – vem promovendo iniciativas de promoção e divulgação da ciência com o objetivo de preparar melhor seus alunos de modo a introduzi-los cada vez mais no mundo científico e tecnológico, bem como iniciar parcerias com outros pesquisadores externos à Instituição. Como exemplo de tais iniciativas, podemos citar o projeto intitulado “Seminário de Física”, iniciado em 2013 e que ocorre a cada final de semestre. No referido evento, os alunos são motivados a apresentar artigos e experimentos relacionados às disciplinas contempladas no projeto, num clima científico de discussão e debate envolvendo toda comunidade do Campus e da cidade.

         Atualmente, o Seminário de Física se encontra na décima edição. Outro projeto que também já faz parte do calendário acadêmico é o “Simpósio Regional de Ensino de Física e Seminário Institucional do PIBID (SIMREF)”. Esse evento é anual e teve sua primeira edição em 2015. Em sua primeira e segunda edição o SIMREF foi coordenado pelo Profº Esp. Robert Charles Moreira Caland. Na terceira edição, o evento foi coordenado pelo Profº Msc. Paulo Borges. Desde a sua primeira edição, o SIMREF contou com a participações de Professores e colaboradores de outras instituições que enriqueceram o evento. Contamos com a participação de pesquisadores do IFPI, UFPI, USP (Doutorando), UFMA, IFMA – Campus Monte Castelo entre outros.

              A quarta edição do SIMREF aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro de 2018. Diferente de todas as edições anteriores, o IV SIMREF contou em sua programação com a Física na Praça, evento este que aconteceu nas praças de Pindaré (25/10) e finalizando na praça das Laranjeiras em Santa Inês (26/10). Durante os dias do evento, uma grande multidão de alunos e professores vinda das escolas públicas dos municípios de Pindaré, Pio XII, Santa Luzia e Bom Jardim prestigiaram o evento.

            Diante do exposto, pretende-se dar continuidade a política institucional de iniciativas de promoção e divulgação da ciência com o objetivo de fornecer uma base sólida de conhecimento em diversos assuntos da Física contemporânea. Nesse contexto, almeja-se realizar o V SIMPÓSIO REGIONAL DE ENSINO DE FÍSICA: As fronteiras da Física, a ser realizado entre os dias 11 e 14 de novembro do presente ano, e será realizado nas dependências do IFMA – Campus Santa Inês. Esse evento será composto de palestras, minicursos e oficinas em diferentes linhas de pesquisa. As palestras poderão ocorrer concomitantemente às oficinas e as demais atividades, para isso haverá uma pré-inscrição do participante, quando na oportunidade optarão pelas atividades desejadas. O evento ocorrerá no auditório e nas salas de aula do Campus Santa Inês, podendo também ocorrer na quadra poliesportiva. O Encontro ocorrerá nos três turnos, de 8h às 12h, de 14h às 18h e de 19h às 22h. Ao final de cada dia haverá uma atividade cultural envolvendo os alunos das instituições.

IFMA CAMPUS SANTA INÊS

Av. Castelo Branco, s/n - Canaã, Santa Inês - MA, 65300-000

© 2019 Orgulhosamente editado por Deyvid Briel